05/05/2008

Série: Quem influencia quem? - Lira Alves Advogados Associados


Brilho nos olhos


É difícil achar pessoas que tocam seus negócios com paixão. Nerivaldo Lira Alves é uma destas pessoas. Nordestino de Orobó, no sertão pernambucano, o ‘cabra’ é um vencedor. Não por TER um bem-sucedido negócio na área de advocacia, com escritórios em vários estados do Brasil, mas por SER o tipo de pessoa para quem não há “tempo ruim”.

Quando criança, Waldo, como ele mesmo se chama e escreve seu apelido, foi reprovado cinco vezes na 1a série. Este desempenho não muito estimulante, aliado ao fato de ter pais que não sabiam ler nem escrever, poderia, facilmente, tê-lo feito desistir de continuar os estudos.

Mas seus pais queriam lhe dar um futuro melhor que o deles, e entregaram o garoto aos cuidados da Profª. Maria do Carmo Miranda de Lima, que se tornou uma “ídola” para o pequeno Nerivaldo. Ela lembra a história:

“Seu pai era muito preocupado com sua aprendizagem, indo à escola ou me procurando em minha própria casa, para saber como estava a aprendizagem do seu filho.
Foram dois anos sendo professora daquele lindo garoto: a cada dia percebia que o mesmo apresentava um nível mais elevado em sua aprendizagem. Então, sugeri à direção da escola fazermos um teste de verificação para aceleração de turma, e o mesmo foi premiado, passando para a série seguinte.”

Como diz o título de um documentário brasileiro - que resgata a história de três irmãs cegas e cantoras do nordeste brasileiro - “A pessoa nasce para o que é”. E assim aconteceu com Nerivaldo.

O menino “extrovertido e cheio de vivacidade”, como dizia a Profª Maria do Carmo, veio para o Rio de Janeiro e tornou-se um advogado respeitado. Mas não esqueceu as suas origens e tampouco a importância da professora em sua vida.

Na palestra que proferiu durante o II Fórum de Marketing e Responsabilidade Social, promovido pela Associação Brasileira de Anunciantes / RJ, a ABA Rio, Nerivaldo, sócio-titular da Lira Alves Advogados Associados, falou da importância da educação para o futuro do país: “O Brasil deve ser rico não por causa do petróleo da Petrobras nem por causa do crescimento da Vale, mas por vender intelectualidade, tal qual a China”.

Hoje, Waldo diz estar tentando levar à Orobó tudo o que ele gostaria de ver nas escolas, de forma a não ter que se deparar mais com um acontecimento que lhe marcou: vários anos depois de ter se formado, ele voltou à Orobó e viu, estupefato, que um ex-colega ainda freqüentava os bancos escolares.

Fatos como estes fizeram Nerivaldo entender a necessidade de investir na educação da comunidade onde viveu. Daí surgiu a Ong Amigos da Educação no Sertão Nordestino, cujo objetivo é transformar as cidades de Machados e Orobó por meio da educação, cultura e ações ligadas à cidadania. Os dois municípios têm, juntos, 68 escolas públicas de ensino fundamental e educação infantil e duas escolas públicas de ensino médio, das quais três foram adotadas por um dos projetos da Ong, o Escola do Futuro.

Um dos aspectos mais curiosos que integra as ações implementadas pela Ong no sertão pernambucano é a Jericoteca, que consiste numa...vamos dizer assim...”frota” de jumentos que servem para carregar livros e professores para as escolas. Por isso, não estranhem quando Nerivaldo disser que, no ano passado, além dos 4.500 kits escolares e do atendimento médico para 1.000 pessoas, entre outros números, foram doados à comunidade 17 jumentos. Como diz o advogado: “aqui na cidade jumento não tem utilidade, mas lá no sertão ele é essencial”.


O projeto procura ir além do assistencialismo, investindo, também, na geração de renda, através de confecções comunitárias, por exemplo, e principalmente na capacitação dos professores. Já está nos planos da Ong viabilizar teleconferências, onde os professores dos dois municípios pernambucanos poderão assistir conferências e cursos graças à tecnologia que será instalada nas escolas locais.

Nerivaldo nunca esqueceu da pessoa que foi uma das que mais lhe inspirou a criar um projeto voltado para a educação. Por isso, em julho de 2007, ele decidiu lhe dar um presente: patrocinou a vinda da Profª Maria do Carmo e também da Profª Lídia Silva ao Rio de Janeiro. E além de dispensar-lhe um tratamento de primeira, reservou à sua professora querida uma surpresa inesquecível. Veja o depoimento dela:

“Conhecemos todas as maravilhas que o Rio de Janeiro oferece aos seus visitantes. Fomos ao Cristo Redentor (no dia que foi eleito a terceira maravilha do mundo), ao Pão de açúcar, à Feira de São Cristóvão, etc.
Dia 08 de julho, Nerivaldo realizou um dos grandes sonhos da minha vida: reuniu 6 irmãos do segundo casamento do meu pai, que eu não conhecia, para um almoço no restaurante o Porcão Neste dia quase morri de tanta felicidade.”

Waldo diz que já foi criticado pela administração de sua empresa por investir tanto em seus projetos sociais, e que já fez mais de 4 mil reuniões para resolver questões pertinentes à ong Amigos da Educação no Sertão Nordestino. Mas não se arrepende nem por um minuto. No site de sua empresa, há um texto no qual Nerivaldo diz o seguinte: “(...) tenho provado que os negócios tocados por pessoas que amam a sua empresa e praticam a responsabilidade social crescem mais rápido que os concorrentes”.

Embora seja óbvio que Nerivaldo faça o que faz por amor – e isso é visível pelo brilho em seus olhos quando fala do assunto – é inegável, também, o que ele diz em relação à questão da prática da responsabilidade social.

Por isso, vamos passar a registrar aqui empresas que foram contaminadas pelo “vírus do brilho no olhar”. Esta matéria inaugura a série “QUEM INFLUENCIA QUEM”. Aguarde para saber qual foi a empresa que a Lira Alves Advogados influenciou com o seu vírus.

Até lá!
(para comentar o post, basta clicar em "comentários" logo no final deste post, e quando aparecer a tela de comentário, digite o seu texto e clique na opção "Nome/URL". Só preencha o seu nome e envie o comentário)

Um comentário:

Anônimo disse...

Sou de Orobó, nunca imaginei que exitisse alguém de minha cidade com tanta garra e peserverança .Você é um exemplo !!!
Um verdadeiro orgulho oroboense Parabéns!!!!